Apresentação

A Comissão continua a acreditar que «os CDE constituem pontos-chave de informação» e serão certamente um elemento importante das futuras políticas de informação da União.

Resposta dada por Romano Prodi em nome da Comissão (22 Março 2002).
"JOCE" C 301 E (5/12/2002) 31.

 

Os Centros de Documentação Europeia (CDE) têm um papel crucial no apoio ao ensino e à investigação sobre a integração europeia, pois não só fazem o tratamento e difusão das publicações oficiais de que são depositárias, como também são agentes pró-activos na pesquisa da informação comunitária. Estes Centros começaram a ser criados nos Estados-membros e nos países terceiros a partir de 1963, junto das instituições de ensino superior e de investigação, através da assinatura de uma Convenção com a Comissão Europeia.

Arts Quad

Pormenor da sala de leitura do CDE - Universidade Lusíada de Lisboa

Inicialmente voltados para a comunidade académica e científica, hoje os CDE são elementos catalisadores da política de transparência da Comissão Europeia na aproximação das políticas europeias ao cidadão europeu, envolvendo as suas Instituições no debate das questões comunitárias.

Em Portugal, os CDE são também os Centros mais antigos de toda a rede de Organismos de Informação Europeia. A sua criação remonta a 1974, e hoje em dia existem no país dezanove Centros, dezassete no Continente e os restantes nas Ilhas da Madeira e dos Açores.

A actual Coordenação Portuguesa dos Centros de Documentação Europeia, em funções desde Outubro de 2001, é exercida em conjunto pelos responsáveis dos Centros de Documentação Europeia da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Nacional de Administração. No seu plano de actividades para 2003, esta Coordenação propõe-se avançar com o projecto de criação de uma base nacional de informação europeia - Base d'O Europeu -, cujo objectivo é o de facilitar o acesso à produção científica nacional e a toda a informação comunitária que se encontra dispersa por vários Organismos públicos e privados e construir o sítio web da Rede Portuguesa dos Centros de Documentação Europeia (RPCDE).